Inauguração da exposição “Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo”

Na passada sexta-feira, 13 de maio, o Museu da Presidência da República inaugurou a exposição “Maria de Lourdes Pintasilgo. Mulher de um Tempo Novo” em homenagem a uma das mulheres mais memoráveis, e simultaneamente esquecidas, da história contemporânea portuguesa. A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, a convite da organização, esteve representada por Alexandra Silva, Luísa Brito e Cunha e a Diana Pinto.

Esta iniciativa, que celebra uma mulher que “pode não ter sido Presidente da República, mas foi quase como se tivesse sido”, de acordo com o atual Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, procura alargar o propósito original do Museu – de evocação dos presidentes da Primeira República – e aproximar a juventude da História do Portugal democrático, dos valores de Abril, da liberdade e da participação cívica, da qual Maria de Lourdes Pintasilgo é parte integrante e indissociável.

Margarida Amélia Santos, Hermano do Carmo, Marcelo Rebelo de Sousa, Paula Barros, Antónia Coutinho e participantes do movimento do Graal.

Segundo Paula Barros, representante da Fundação Cuidar o Futuro, organização-membro da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, e organização responsável pela salvaguarda do legado intelectual de Maria de Lourdes Pintasilgo, que tem vindo a promover atividades no sentido de divulgar o seu pensamento:

“A exposição organizada pelo Museu da Presidência da República é uma exposição importante e, como homenagem, da maior justiça.

O seu cariz biográfico, pontuado por objetos pessoais, diversos materiais que representam momentos significativos da sua vida e da vida do país, memórias de pessoas amigas e parceiras, aproxima-nos do seu notável percurso, espelham uma existência cheia de propósito e desafia-nos a conhecer melhor alguns momentos históricos.

Para mim é também muito interessante que a exposição convide cada um e cada uma de nós a dar o seu testemunho. Essa possibilidade encerra uma outra forma de comemoração de Maria de Lourdes Pintasilgo, pois suscita pensamento e ação a partir da sua vida e obra. Foi com esse sentido que idealizou a Fundação Cuidar o Futuro, alicerçada na valorização do contributo das Mulheres para a sociedade e na promoção da melhoria sustentada da Qualidade de Vida, baseada no cuidado da humanidade por si própria, pelo planeta e pelo futuro, antecipando objetivos que muitos anos depois estão inscritos na Agenda 2030 do Desenvolvimento Sustentável.”

A exposição em memória e celebração de Maria de Lourdes estará disponível para visita até dia 31 de agosto. Está dividida em dois polos, localizados no Palácio de Belém. Não percam!