Igualdade no cuidado e na Educação em debate nos dias 20 e 21 de setembro

20 de setembro, entre as 10h00 e as 17h00, no auditório do Instituto Camões, realiza-se o Seminário Final do Projeto Interseções II: igualdade entre mulheres e homens e a educação para o desenvolvimento.

Destacamos:

  • a conferência de Maria Ángeles Durán, do Conselho Superior de Investigação Científica de Espanha, referência mundial nos estudos sobre as mulheres e pioneira da investigação científica sobre o cuidado e o trabalho não pago, em conversa com Maria do Céu da Cunha Rego sobre “Desenvolvimento e Invisibilidades: mulheres, cuidado e tempo”.
  • as intervenções de Regina Tavares da Silva, da Fundação Cuidar o Futuro, sobre o pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo em torno do cuidado e os seus contributos para a ação política, e com Ana Sofia Fernandes, da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em torno do Pacto Púrpura e do Pacto do Cuidado.

E, ainda,

  • a reflexão de representantes do poder político, de instituições públicas e da sociedade civil em torno da Educação para o Desenvolvimento e da Igualdade entre mulheres e homens.
  • o percurso do projeto Intersecções II e os recursos produzidos no âmbito do mesmo.

Lembramos: se a atual taxa de progresso do ODS 5 se mantiver, em termos mundiais, serão necessários 300 anos para alcançar a igualdade entre mulheres e homens!

Celebramos o 8º aniversário da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – uma resposta ao imperativo global para realinhar trajetórias económicas, sociais e ambientais do mundo em favor da sustentabilidade para o planeta e para as gerações presentes e futuras e que tem o cuidado como central à ação política.

Ana Sofia Fernandes, Presidente da PpDM destaca

“Estamos face a múltiplas crises que colocam o Desenvolvimento Sustentável em risco. A Educação para o Desenvolvimento (ED) é uma poderosa ferramenta para a alteração de comportamentos e de mentalidades. E a igualdade entre mulheres e homens tem de ser dimensão central na ED”

Sandra Ribeiro, Presidente da CIG, destaca

“os objetivos estratégicos, específicos e as medidas dos Planos da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não-Discriminação – Portugal + Igual foram ancorados nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). A CIG tem um importante papel na implementação e monitorização ODS 5 – Igualdade de Género em Portugal, mas a sua ação contribui também para a concretização dos restantes objetivos, nomeadamente os ODS: 4, Educação de Qualidade; 10, Reduzir as Desigualdades; 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes e 17, Parcerias para a Implementação dos Objetivos.”

O Seminário surge no âmbito do Projeto Interseções II, coordenado conjuntamente pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e pelo Graal e desenvolvido em parceria com a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, e as Escolas Superiores de Educação de Viana do Castelo e de Santarém, financiado pelo Mecanismo de Apoio a Iniciativas criado no quadro da ENED 2018-2022, gerido pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

21 de setembro, 18h00, “A riqueza invisível do cuidado” com Maria Ángeles Durán

A 21 de setembro, pelas 18h, Maria Ángeles Durán estará à conversa com Sandra Monteiro, diretora da edição portuguesa do Le Monde Diplomatique sobre “A riqueza invisível do cuidado”, no Terraço do Graal (Rua Luciano Cordeiro, 24, 6ºA, Lisboa).

María Ángeles Durán  é professora catedrática e nome incontornável nos estudos sobre as mulheres, o trabalho não remunerado e o cuidado e os usos do tempo.

Doutorada em Ciências Políticas e Económicas pela U. Complutense, realizou o pós-doutoramento na Universidade de Michigan.

Autora de mais de trezentas publicações sobre trabalho, situação social da mulher, desigualdade, saúde e urbanismo, é doutora honoris causa das Universidades de Valência, Granada, Universidade Autônoma de Madrid, La Rioja, Salamanca, Córdoba (Argentina) e UNAM (México).

Atualmente é professora investigadora ad honorem do Conselho Superior de Investigação Científica (CSIC) de Espanha e desenvolve intensa atividade como conferencista e colaboradora de organismos internacionais (UNESCO, ONU MULHERES, OMS, CEPAL, etc.), em especial sobre a integração do cuidado na análise social e económica.

A próxima publicação é sua autobiografia intelectual, intitulada “Una vida y veinte fragmentos”.

Esta tertúlia inscreve-se no âmbito do projeto Interseções II, desenvolvido em parceria pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, o Graal, a Escola Superior de Educação do Instituto Superior de Viana do Castelo e a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educacao do Instituto Politécnico de Santarem, com o apoio financeiro do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P.

Deixe um comentário