Homenagem a Margarida Santos

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) reuniu a sua Assembleia-Geral no passado dia 17 de dezembro. Entre as delegadas à Assembleia-Geral, encontrava-se Margarida Amélia Santos, Presidente da Fundação Cuidar o Futuro, membro do Graal e primeira presidente da PpDM, aquando da nossa criação em 2004.

A Margarida Amélia Santos não sabia, mas tínhamos uma surpresa preparada para ela: uma festa homenagem logo após a Assembleia-Geral. Entre as várias pessoas que se quiseram associar a esta homenagem encontrava-se Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, e Maria do Céu da Cunha Rego, anterior Secretária de Estado para a Igualdade – que não podendo estar presente, enviou uma mensagem. Mas mais, muitas mais feministas e ativistas que conhecem e tiveram o privilégio de trabalhar e privar com a Margarida Amélia Santos nalgum momento das suas vidas estiveram presentes.

É bom agradecer os atos das pioneiras e reconhecer o ativismo feminista de várias gerações de mulheres em Portugal. Obrigada Margarida Amélia Santos, pela generosidade imensa e pela Paz que transmites!