Encaminhar recursos para os Direitos das Mulheres
Kit de Ferramentas para uma orçamentação sensível ao género
Em 2018, o Lobby Europeu das Mulheres (LEM), em parceria com a Fondation Chanel, lançou o projeto Encaminhar Recursos para os Direitos das Mulheres, uma iniciativa que visa mobilizar recursos duradouros para a área dos direitos das mulheres na Europa.
Com este projeto, o LEM teve como objetivo potenciar o interesse renovado e o alargado leque de iniciativas em torno dos orçamentos sensíveis ao género. Tal foi conseguido envolvendo a comunidade filantrópica, como fundações e empresas, e outras instituições em iniciativas de sensibilização para a importância dos orçamentos sensíveis ao género e de redistribuição dos financiamentos, através destes mecanismos de orçamentação, para as organizações de mulheres da Europa.
Este kit de ferramentas é o resultado deste projeto e do trabalho que o LEM e as suas organizações-membros, entre as quais a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), têm desenvolvido para desmistificar os orçamentos sensíveis ao género e para capacitar todas as partes interessadas, de toda a Europa, numa melhor implementação dos mecanismos de orçamentação sensível ao género, um aspecto essencial para assegurar recursos sustentáveis para o movimento de mulheres.
Os recursos incluídos no Kit são simultaneamente práticos e informativos, e visam apoiar as organizações de mulheres da sociedade civil nas suas iniciativas de promoção de orçamentos sensíveis ao género aos níveis local, nacional e europeu.
O que vou encontrar neste kit de ferramentas?
Compreender os orçamentos sensíveis ao género
Os orçamentos do Estado e os mecanismos financeiros são muitas vezes apresentados como um conjunto complexo de regras e procedimentos, apenas acessíveis a quem tenha o necessário conhecimento técnico. Neste documento, um conjunto de especialistas desmonta este obstáculo e apresenta em detalhe os princípios e processos-chave dos orçamentos sensíveis ao género, ajudando a compreender porque é que estes orçamentos são tão importantes para promover a igualdade entre mulheres e homens, como devem ser implementados, e como e quando devem as organizações de mulheres da sociedade civil envolver-se nestes processos para fomentar a revolução feminista das nossas economias.
A experiência das organizações de mulheres da sociedade civil
A partilha de boas práticas e lições aprendidas por parte de organizações especializadas é essencial para que outras organizações promovam de forma contínua a adoção de orçamentos sensíveis ao género. Neste kit de ferramentas, organizações de mulheres da Europa partilham as suas experiências de sensibilização e fornecem indicações especializadas.
Ferramentas de sensibilização
Neste kit, encontra recursos para apoiar as organizações de mulheres da sociedade civil em iniciativas de adoção dos orçamentos sensíveis ao género. São ferramentas práticas que podem ser usadas diretamente no contacto com decisoras/es e instituições financeiras, bem como na dinamização de campanhas e na construção de conhecimento.
Caso queira exemplares em papel, contacte-nos para: plataforma@plataformamulheres.org.pt.
Saiba mais no site europeu do projeto em genderbudgeting.eu. Saiba mais sobre o trabalho da PpDM sobre orçamentos sensíveis ao género aqui.
1 comentário em “Encaminhar recursos para os Direitos das Mulheres”