Diálogo com a sociedade civil organizada portuguesa sobre o Livro Branco sobre o Futuro da Europa – Reflexões e cenários para a UE27 em 2025

imagem

O Comité Económico e Social Europeu (CESE) está a organizar um debate em Lisboa, a fim de conhecer os pontos de vista da sociedade civil portuguesa sobre os cinco cenários para a evolução da Europa, traçados por Jean-Claude Juncker no Livro Branco da Comissão Europeia sobre o Futuro da Europa.

Publicado pela Comissão Europeia em 1 de março de 2017, o Livro Branco apresenta cinco cenários para a evolução da Europa até 2025, em diferentes domínios, tais como o mercado único e o comércio, a migração e a segurança ou a União Económica e Monetária, sem esquecer a sua dimensão social.

No debate estarão presentes representantes das organizações de empregadores, de trabalhadores e de interesses diversos da sociedade civil, que serão acolhidos pelo Presidente do Conselho Económico e Social de Portugal, António Correia de Campos. O debate terá lugar no dia 29 de Maio, das 10:00 às 18:00 horas, no Conselho Económico e Social, Rua João Bastos, nº 8, em Lisboa.

Em representação da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) estará Ana Sofia Fernandes, Conselheira do CES e Ana Coucello, membro da PpDM pela Aliança para a Democracia Paritária.

Consulte o programa aqui.

—–

O CESE – órgão da UE que representa a sociedade civil organizada – está a organizar em todos os Estados‑Membros debates sobre o futuro da UE para conhecer os pontos de vista, as prioridades e as preocupações da sociedade civil. Estes debates nacionais fazem parte de um amplo processo de discussão em curso sobre «o futuro da Europa», lançado pelas instituições europeias em toda a UE, a que se associam organizações da sociedade civil.

As ideias apresentadas nos debates serão tidas em conta nos trabalhos do CESE sobre «O futuro da Europa» que visam influenciar a decisão da UE sobre o caminho a adotar nos próximos meses e a futura configuração da Europa, antes das eleições europeias em junho de 2019.

 

Deixe um comentário