Dia Municipal para a Igualdade: iniciativa da PpDM em Abrantes

Foto2_24out2017

Dia 24 de Outubro, Dia Municipal para a Igualdade, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres em colaboração com a Câmara Municipal de Abrantes realizou a sessão informAtiva “Mulheres autarcas e a promoção da igualdade entre mulheres e homens ao nível local”.

Esta  sessão que contou com a participação de Maria do Céu Albuquerque – Presidente da Câmara Municipal de Abrantes |PS; Cláudia André – Vereadora na Câmara Municipal da Sertã| PSD; Helena Pinto – Vereadora na Câmara Municipal de Torres Novas |BE; Elsa Lopes – Deputada Assembleia Municipal de Abrantes |CDU; Alexandra Silva – Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e, como moderadora, Ana Sofia Fernandes – Secretária Geral da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

Esta sessão foi um momento importante de partilha de experiências por parte de mulheres em cargos de decisão política ao nível local. Reconheceram-se alguns dos desafios e problemas que se colocam às mulheres na política local, tendo sido notório o elevado grau de exigência que se atribui às mulheres quando assumem estes desafios.

Concluiu-se que a mudança é necessária e envolve as mulheres com experiência na política bem como todas as outras mulheres. A presença e participação das mulheres que já estão na tomada de decisão política ao nível local é fator de confiança e mobilização de outras mulheres.

Quanto às políticas públicas locais, foi por demais evidenciado que estas têm de integrar, nas diversas áreas – tal como o urbanismo, o ambiente, a educação, a prevenção e o combate à violência doméstica, entre muitas outras -, a dimensão da igualdade entre mulheres e homens. Esta integração deve ser sistemática e apoiada no conhecimento e nos instrumentos – internacionais e nacionais – que já existem. Tal vem ao encontro do que tem sido desenvolvido e implementado pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, designadamente no âmbito do Projeto Feminismos no Centro | Capacitação e mobilização para a igualdade entre mulheres e homens.

Foi com um sentimento de satisfação partilhado que se concluiu que as mulheres têm a capacidade de, superando as diferenças partidárias, encontrar pontos comuns e essenciais para a promoção de uma igualdade efetiva entre mulheres e homens na vida local.

Continuamos convictas e com força para fazer mais em matéria da promoção dos direitos humanos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens ao nível local.

As próximas Sessões InformAtivas serão realizadas em Novembro de 2017 (informação a disponibilizar em breve).

Deixe um comentário