Dia Internacional da Juventude e o potencial transformador do ativismo jovem feminista

Hoje, dia 12 de agosto, celebramos o Dia Internacional da Juventude. Visando a capacitação das e dos jovens para que usufruam de uma participação completa, efetiva e construtiva na sociedade, este dia foi concebido pelas e pelos jovens presentes no Fórum Mundial da Juventude, em Viena, Áustria, em 1991, e foi posteriormente adotado por uma resolução na Conferência Mundial de Ministras/os Responsáveis pela Juventude, a 12 de agosto de 1998, organizada pelo governo português e pelas Nações Unidas. Um ano depois, a decisão é sancionada pela Assembleia Geral das Nações Unidas e celebra-se, pela primeira vez, o Dia Internacional da Juventude.

O Lobby Europeu das Mulheres, a maior organização de associações de mulheres da UE, fez uso desta ocasião para destacar o trabalho das suas organizações-membros com jovens mulheres e raparigas, à imagem do que já havia feito em 2021. Desde a Sérvia, à Croácia, à República Checa, as ações dos membros do Lobby refletem a importância das mulheres jovens no movimento feminista, num trabalho árduo, contínuo e intergeracional, visando um objetivo comum: alcançar uma Europa feminista.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, assim como a sua organização-membro e uma das suas organizações fundadoras, a Rede Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE), participaram ativamente na campanha deste ano, dando visibilidade a cinco projetos que, direta ou indiretamente, dizem respeito à juventude, à sua capacitação e mobilização política feminista: o projeto Young Europe Sustainable Democracy Builders (PpDM), cuja génese é indissociável dos objetivos da capacitação jovem para a construção do futuro político e democrático europeu; o projeto De Viva Voz II (PpDM), que pretende, entre outros, quebrar a barreira geracional entre ativistas e académicas feministas, através da ampla e livre divulgação das suas histórias e contributos; o projeto Mobiliza-te contra o Sexismo II, em particular no âmbito do Concurso Nacional de Vídeo “Eu digo não ao sexismo!” (PpDM), que consiste na capacitação das e dos jovens para o reconhecimento e o desmantelamento do sexismo e das suas manifestações quotidianas; o projeto Faz Delete (REDE), que aspira diagnosticar, sensibilizar e prevenir a violência sexual com base em imagens contra jovens mulheres; e o projeto De Mulher para Mulher (REDE), um programa de mentoria feminista que visa motivar as jovens mulheres a envolverem-se mais política e civicamente na luta pela igualdade.

Sabemos que é da maior importância debater com as e os jovens, disponibilizando espaços onde possam reafirmar o seu papel ativo e mobilizador, mas também permitindo a sua presença e contribuição em ambientes de construção política, nomeadamente a jovens mulheres.

Confere a campanha completa do Lobby Europeu das Mulheres no âmbito do Dia Internacional da Juventude 2022. Lê outros artigos sobre a juventude no nosso website.