Cuidar (d)o futuro, pensamento e memória de Maria de Lourdes Pintasilgo: com Isabel Allegro de Magalhães
Isabel Allegro de Magalhães é Professora Catedrática (FCSH-UNL), atualmente aposentada, e autora de uma vasta bibliografia sobre Literatura Portuguesa e Comparada. Foi docente convidada em várias universidades na Europa e nos EUA. Foi dirigente do Graal, do qual é participante desde 1960, tendo dirigido programas de Intervenção Cultural, e foi coordenadora internacional da “Grail Transnational Network Towards a New Ethos”. Recebeu o Prémio Jacinto Prado Coelho, da Associação Internacional de Críticos Literários.
Nesta entrevista, Isabel Allegro de Magalhães refere a sua participação no movimento Graal, introduzido em Portugal em 1957, e evidencia o pensamento de Maria de Lourdes Pintasilgo, recordando que, para esta, desde cedo, o objetivo de tudo e, em primeiro lugar, da ação política era o bem comum, o que a levou a aprofundar as dimensões da ética do cuidado como atitude perante o mundo e perante as políticas do mundo.
De Viva Voz II: Por uma ação feminista transformadora. Projeto promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) em parceria com o Centro de Filosofia e Género da SPF, CEMRI da Universidade Aberta e APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres.
As visões e opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade das entrevistadas e não refletem necessariamente as da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e parcerias.