Corpos Sociais
Triénio 2022-2024
Direção
Presidente: Ana Sofia Fernandes, EOS
Ana Sofia Fernandes foi eleita para um segundo mandato enquanto Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (2019-2021). Foi Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres entre Junho 2019 e Junho 2021. É Conselheira no Conselho Económico e Social Português (CES) e membro do grupo de referência global da União Europeia/Nações Unidas no âmbito da Iniciativa “Spotlight”. É licenciada em Relações Internacionais e pós-graduada em Relações Internacionais e em Desenvolvimento e Cooperação Internacional. Tem numerosas comunicações/ publicações na área dos direitos humanos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens. A sua experiência inclui o exercício de funções no EIGE – Instituto Europeu para a Igualdade de Género, num Gabinete Ministerial no âmbito da Presidência Portuguese da União Europeia em 2007, no Gabinete do Alto-comissário para as Migrações, e no Instituto de Gestão do Fundo Social Europeu, entre outros. Na área associativa foi cofundadora da Rede de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens e da EOS-Associação de Estudos, Cooperação e Desenvolvimento. Na PpDM, tem trabalhado para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as mulheres, tal como previsto na Convenção CEDAW, adotada em 1979 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ratificada em 1980, e considerada a Carta dos Direitos Humanos das Mulheres.
Vice-Presidente: Teresa Silva, Rede de Jovens para a Igualdade
Teresa Silva tem formação em Línguas e Literatura e pós-graduação em Relações Internacionais e Sociologia. Tem trabalhado como coordenadora de projetos no âmbito do voluntariado e mobilidade internacional, com foco na participação juvenil e na educação não-formal. Integra atualmente a Direção da Rede de Jovens para a Igualdade, onde coordena o projeto “De Mulher para Mulher”. Faz parte do coletivo Assembleia Feminista de Lisboa, cuja ação se tem centrado no combate e consciencialização sobre o sistema de prostituição e outros mecanismos de exploração sexual e económica das mulheres e raparigas.
Tesoureira: Luísa Brito e Cunha, Soroptimist International Clube Lisboa Fundador (SICLF)
Luísa Brito e Cunha é representante do Soroptimist International Clube Lisboa Fundador (SICLF), desde 2015, na Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. É Membro do SI Clube Lisboa Fundador desde 2010, tendo desempenhado funções de Secretária da Direção (2013-2017), Presidente (2017-2019) e atualmente como Vice- Presidente (2021-2023). Luísa Brito e Cunha é licenciada em Arquitetura (ESBAL -1977), tendo exercido funções de técnica Superior no Ministério da Indústria e Economia (1977-1981), técnica Superior/Dirigente, na Direção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais do Ministério da Obras Públicas Transportes e Comunicações (1981- 2006). Foi também Professora na Lusófona entre 2006 e 2011.
Assembleia-Geral
Presidente: Patrícia Santos Pedrosa, MA | 2022-2023 – Vacatura em 2024
Patrícia Santos Pedrosa é Arquitecta, investigadora, professora e feminista, activista . Investigadora Responsável do projecto de investigação W@ARCH.PT – Women architects in Portugal: building visibility, 1942-1986 (Financiamento FCT, 2018-2022). Investigadora do Centro Interdisciplinar em Estudos de Género (ISCSP, ULisboa). Professora Auxiliar Convidada (Universidade da Beira Interior, Arquitectura). Co-fundadora e Presidenta da associação Mulheres na Arquitectura. Membro da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, do DOCOMOMO Internacional e da AICA Internacional (secção Portugal), entre outras. Licenciada em Arquitecta (UTLisboa, 1997), Mestre em História da Arte (UNova de Lisboa, 2008), Doutora em Projectos Arquitectónicos (Universidade Politécnica da Catalunha, Espanha, 2010) e com uma pós-graduação em Estudos Feministas (UCoimbra, 2016). Prémio Jovens Investigadores em Estudos de Arte (Fundação Calouste Gulbenkian, 2008). Consultora do projecto de investigação (EU)ROPA – Rise of Portuguese Architecture (IR, Jorge Figueira, CES, UCoimbra). Orientadora de diversas dissertações de Mestrado, teses de Doutoramento e investigações de Pós-Doc. Temas de investigação e reflexão principais, com diversos livros, capítulos e artigos publicados: Arquitectura, Cidades e Género; Urbanismo feminista; História da Arquitectura (Século XX: Habitação e Arquitectas). Apresentações e palestras em eventos e cursos em Portugal, Espanha, Argentina, Itália, Brasil, EUA, Reino Unido, entre outros.
Vice-Presidente: Ana Beatriz Cardoso, Ser Mulher
Advogada até 2012. Presentemente jurista na administração pública.
Fundadora e Presidente da Associação Ser Mulher, representante desta entidade junto da PpDM. Na presente data é ainda membro da Direção de outra organização na área da defesa dos direitos humanos das mulheres e de apoio a pessoas em contexto prostitucional, e vogal do Conselho Fiscal de associação de desenvolvimento local. De 1994 a 2012 foi membro e Presidente da Direção de delegação de associação de defesa dos direitos dos consumidores e de 2010 a 2012 membro da Direção de associação de planeamento familiar. Com especialização em Mainstreaming de Género em Políticas Públicas e frequência de pós-graduação em Direitos das Crianças e Jovens, pela Universidade de Coimbra.
Secretária: Christine Auer, Mulheres sem Fronteiras
Christine Auer é cofundadora da Associação Mulheres sem Fronteiras, onde atualmente desempenha o papel de vice-presidente. Tem um mestrado em Ethnologia Europeia pela Universidade Humboldt de Berlim, é licenciada em Estudos de Cultura e Religião pela Universidade Philipps de Marburg (Alemanha) e tem um certificado em Estudos de Género e Ciência Feminista pela mesma Universidade. Entre 2017 e 2020 foi colaboradora científica na Fundação Friedrich Ebert em Portugal, onde organizou numerosas iniciativas por uma Europa mais justa e sustentável. Desde 2021, coordena a parte de Hamburgo do projeto “ReMapping Memories Lisboa – Hamburg: Lugares de Memória (Pós) Coloniais”, do Goethe-Institut Portugal.
Conselho Fiscal
Presidente: Teresa Pinto, APEM
Teresa Pinto foi presidente da Mesa da AG da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres 2015-2021), por proposta da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Foi Presidente da APEM e diretora da revista ex aequo entre 2007 e 2014, sendo atualmente Presidente da Mesa da AG. Tem colaborado em atividades da PpDM na medida das suas disponibilidades profissionais. Tem formação em História, Economia e Sociologia Históricas e Estudos sobre as Mulheres. É formadora acreditada de docentes, designadamente nos domínios de género e cidadania e estudos sobre as mulheres, áreas sobre as quais também investiga, integrada no CEMRI – UAb. É docente do ensino secundário e superior. Exerceu funções na CIDM – Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres (atual CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género) entre 1995-2004 e 2008-2012. Foi perita convidada pela Comissão Europeia, pelo EIGE e pelo Conselho da Europa (entre 2000 e 2012). Foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação (2007-2010) em representação das ONGM.
Vogal: Ilidiacolina Vera Cruz, Mén Non
Ilidiacolina Vera Cruz, foi Tesoureira da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (2019-2021). Foi fundadora e é presidente da Associação Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal desde março 2017, tendo exercido funções de Secretária Geral e financeira (2010-2014) e Vice-Presidente (2014-2017). Coordena projectos na área das migrações e integração das mulheres imigrantes e afrodescendentes, entre outros Migrações inclusivas e os direitos humanos das mulheres – Informar para uma cidadania plena e Sentir e Agir Mulher (2017-2019). Foi representante da PpDM na plataforma da sociedade civil europeia contra o tráfico de seres humanos (2013-2015). Foi fundadora e Secretária Geral da PADEMA – Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana (2016). Tem formação em Gestão de empresas Turísticas e Hoteleiras e Planeamento e Desenvolvimento Turístico.
Vogal: Margarida Medina Martins, Associação Contra o Femicídio
Margarida Medina Martins é perita em Direitos Humanos das Mulheres e Direitos Humanos das Crianças e ativista na defesa dos direitos das mulheres e crianças sobreviventes de violência. Ao longo de mais de 29 anos a trabalhar na AMCV representou a organização em diversos fora internacionais como as Nações Unidas (a AMCV tem Estatuto Consultivo Especial no ECOSOC – Conselho Económico e Social das Nações Unidas), a WAVE – Women Against Violence Europe e o Lobby Europeu de Mulheres. Entre 1997 e 2003 participou, enquanto representante da secção das ONG Direitos das Mulheres, do Conselho Consultivo da CIDM – Comissão para a Igualdade e Direitos das Mulheres no Observatório Europeu sobre Violência contra as Mulheres do Lobby Europeu de Mulheres. É Co-fundadora (1992) da AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência bem como de outras associações e plataformas portuguesas, tal como a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, APIS – Associação Plataforma Internet Segura, APPANC – Associação Portuguesa para a Prevenção do Abuso e Negligência de Crianças, entre outras. É co-fundadora da associação ACF – Associação contra o Femicídio e foi co-fundadora das seguintes associações na área da Saúde Mental, AEIPS – Associação para o Estudo e Integração Psicossocial, FNERDM – Federação Nacional de Entidades de Reabilitação para Doentes Mentais.
Triénio 2019-2021
Direção
Presidente: Ana Sofia Fernandes, EOS
Ana Sofia Fernandes é Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Vice-Presidente do Lobby Europeu das Mulheres, membro do grupo de referência global da UE/ONU no âmbito da Iniciativa “Spotlight” e Conselheira no Conselho Económico e Social Português (CES). Entre 2010 e 2015 trabalhou no Instituto Europeu para a Igualdade de Género como Coordenadora das Partes Interessadas e Responsável pelo Centro de Recursos e Documentação. Tem formação em Relações Internacionais e Cooperação para o Desenvolvimento e a sua atividade profissional data de 1995, tendo exercido funções, entre outros, na Direção-Geral da Saúde, gabinete do Ministro do Trabalho e da Solidariedade Social, e gabinete do Alto Comissário para a Imigração e Diálogo Intercultural.
Vice-Presidente: Leonor Valente Monteiro, APC
Vice-Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e delegada à Assembleia Geral do Lobby Europeu das Mulheres. Advogada. Fundadora e Coordenadora-Geral da Associação Projecto Criar (APC). Foi Membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados (triénio 2014-2017) e Info-Point no Conselho da Europa – Programa HELP28, em representação da Ordem dos Advogados. Foi consultora no Projecto Lexis, formando operadores judiciários na área da violência doméstica. Foi coordenadora do projecto “Ousar Vencer a violência na família” levado a cabo pela APMJ; coordenadora do Projecto GIAC – Grupo Interdisciplinar de Apoio à Criança e do Projeto VITA, que tiveram como objetivo a intervenção no combate à Violência de Género e a administração de formação especializada. Coordenou o Projeto MIME – Apoio a Crianças e Mulheres Imigrantes e de Minorias Étnicas. Coordena atualmente o Projeto GIAC II e o Programa MORE+, apoiado pela SECI. Vencedora do Prémio Lopes Cardoso atribuído pela Ordem dos Advogados Portugueses.
Tesoureira: Ilidiacolina Vera Cruz, Mén Non
Ilidiacolina Vera Cruz, é Tesoureira da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Foi fundadora e é presidente da Associação Mén Non – Associação das Mulheres de São Tomé e Príncipe em Portugal desde março 2017, tendo exercido funções de Secretária Geral e financeira (2010-2014) e Vice-Presidente (2014-2017). Coordena projectos na área das migrações e integração das mulheres imigrantes e afrodescendentes, entre outros Migrações inclusivas e os direitos humanos das mulheres – Informar para uma cidadania plena e Sentir e Agir Mulher (2017-2019). Foi representante da PpDM na plataforma da sociedade civil europeia contra o tráfico de seres humanos (2013-2015). Foi fundadora e Secretária Geral da PADEMA – Plataforma para o Desenvolvimento da Mulher Africana (2016). Tem formação em Gestão de empresas Turísticas e Hoteleiras e Planeamento e Desenvolvimento Turístico.
Assembleia-Geral
Presidente, Teresa Pinto, APEM
Teresa Pinto é Presidente da Mesa da AG da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, por proposta da APEM – Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres. Tem formação em História, Economia e Sociologia Históricas e Estudos sobre as Mulheres e, além de docente do ensino secundário e superior, exerceu funções na CIDM/CIG – Comissão para a Igualdade e os Direitos das Mulheres (atual CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (1995-2004) e voltou a colaborar com aquela instituição entre 2008 e 2012 na área da educação e dos Planos Nacionais para a Igualdade. É formadora em educação, género e cidadania e em estudos sobre as mulheres, áreas sobre as quais também investiga. Foi Presidente da APEM entre 2007 e 2014, sendo atualmente Presidente da Mesa da AG, e perita convidada pela Comissão Europeia, pelo EIGE – Instituto Europeu para a Igualdade de Género e pelo Conselho da Europa (entre 2000 e 2012). Foi Conselheira do Conselho Nacional de Educação (2007-2010) em representação das ONGM.
Vice-Presidente, Margarida Medina Martins, AMCV
Margarida Medina Martins é Vice-Presidente da AG da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Co-fundadora da AMCV – Associação de Mulheres Contra a Violência (1992), representou a organização na ONU, WAVE, LEM e CC da CIG, sendo atualmente Presidente. Perita em Direitos Humanos das mulheres e das crianças e ativista na defesa dos direitos das mulheres, jovens e crianças sobreviventes de violência, foi co-fundadora de várias associações, entre outras, Associação Contra o Femicídio, Associação Plataforma Internet Segura, Associação Portuguesa para a Prevenção do Abuso e Negligencia de Crianças, Sociedade Português de Psicologia Comunitária e Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Tem formação em educação pela arte, saúde mental e comunitária e prevenção e combate à violência contra as mulheres.
Secretária, Isabel Rebelo, SEIES
Isabel Maia Rebelo é secretária da AG da Plataforma Portuguesa para os Direitos das mulheres, em representação da cooperativa SEIES. É cofundadora da cooperativa SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (1980), tendo exercido diversos cargos nos seus órgãos sociais, nomeadamente de direção. É formadora, desde 1981, formadora de formadoras/es perita em igualdade entre mulheres e homens e consultora perita em estratégias participativas com integração da análise de género no desenvolvimento comunitário (desde 1986). É vice-presidente da ANIMAR, associação portuguesa para o desenvolvimento local, Presidente da Mesa do Conselho Geral do Núcleo Distrital de Setúbal da EAPN Portugal, Rede Europeia Anti Pobreza, e membro da Sociedade Portuguesa de Psicodrama Psicanalítico de Grupo.
Conselho Fiscal
Presidente, Rute Rebocho, REDE de Jovens para a Igualdade
Rute Rebocho é Presidente do Conselho Fiscal da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres desde abril de 2020 em substituição de Nóra Kiss. Com formação em Conservação e Restauro e Virtualização do Património, é Presidente da Direção da REDE de Jovens para a Igualdade e trabalha pelo empoderamento das jovens mulheres, pelo mainstreaming de género na área da juventude, pela promoção da igualdade de género e Direitos Humanos das mulheres e raparigas no ativismo e associativismo juvenil e na educação para os Direitos Humanos.
Vogal, Iolanda Veiga, Associação das Mulheres Cabo-Verdeanas na Diáspora em Portugal
Iolanda Veiga é Vogal do Conselho Fiscal da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. É Presidente da Associação de Mulheres Cabo-verdianas na Diáspora em Portugal desde janeiro 2017, tendo exercido funções de Vice-Presidente na Associação Cabo-verdiana de Lisboa (2011-2013). Foi conselheira da comissão para a igualdade e contra a discriminação (ACM) de 2012-2015 e conselheira da comissão permanente – Jurista da ACM de 2013-2015. Tem formação em Direito, em CCP e coaching e comunicação.
Vogal, Ana Rita Brito, Akto – Direitos humanos e democracia
Ana Rita Brito é vogal do Conselho Fiscal da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres. Desde 2015 é coordenadora de projectos Internacionais na Akto, entre os quais Programa H e M – Promoção da cidadania e igualdade género entre jovens em parceria com o Instituto Promundo – Europa e o CES da UC. Pós-graduada em Sociologia em 2011, trabalhou em diversos projectos, nomeadamente sobre a participação das mulheres na vida política. Tem experiência internacional como formadora na prevenção e combate à violência nas relações de intimidade (São Tomé e Príncipe) e em missões de Ajuda Humanitária de Emergência, enquanto coordenadora logística, actuando na prevenção da violência contra as mulheres (Filipinas, 2013). Em 2016/17/19 integrou a delegação da PpDM à Comissão do Estatuto das Mulheres (CSW) das Nações Unidas, em Nova Iorque.