Clima e Ambiente: mulheres e raparigas reescrevem as propostas da Conferência sobre o Futuro da Europa em Burgas

No âmbito do projeto PaFutEU – Parlamento para o Futuro da Europa, o painel de cidadãs e cidadãos sobre Clima e Ambiente, teve lugar em Burgas, na Bulgária, a 16 de junho. Este projeto parte das conclusões da Conferência sobre o Futuro da Europa (CoFoE) tendo em vista as eleições para o Parlamento Europeu (PE) em 2024.

A delegação da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres foi composta por Diana Pinto, técnica de projetos na PpDM, Chloe Dármon, membro da direção da organização-membro Mulheres na Arquitectura, Thaissa Cavalcanti, voluntária da organização-membro Fundação Cuidar o Futuro (FCF), assim como Beatriz Nogueira, voluntária da organização-membro Graal.

O primeiro painel iniciou-se pelas 10h00, com as boas-vindas dadas pela representante da organização parceira da Bulgária, Bulgarian Association for the Promotion of Citizens’ Initiative, e deputada no parlamento búlgaro, Daniela Bozhinova. De seguida, Vesna Baltina, vereadora do departamento de Ecologia e Desenvolvimento Estratégico de Burgas, dirigiu-se às e aos participantes presentes, dando a conhecer as iniciativas levadas a cabo pelo município, no último mandato, em matéria de clima e ambiente. Por fim, Daniela Vancic, da organização promotora Democracy International, apresentou brevemente o projeto PaFutEU e a Conferência sobre o Futuro da Europa.

Depois de uma curta pausa, Nikola Todorov, professor e investigador na Universidade de Asen Zlatarov, fez uma apresentação sobre as políticas da União Europeia em matéria de proteção ambiental, mitigação das alterações climáticas e a transição verde.

De seguida, iniciaram-se os grupos de discussão recorrendo à metodologia World Café, uma dinâmica que permitiu às e aos participantes rodarem entre diferentes grupos e avaliarem algumas das propostas e medidas de Clima e Ambiente no relatório final da CoFoE (a partir da página 43). Diana Pinto moderou a proposta 6, a última das seis que compõem a subdivisão temática do Clima e Ambiente.

Nos diversos grupos que analisaram as diferentes propostas e medidas, as participantes da delegação de Portugal identificaram de imediato uma lacuna considerável no texto (e, em larga escala, na totalidade do relatório da Conferência): uma formulação de propostas de políticas que não tem em consideração a discriminação estrutural com base no sexo. Assim, a participação das delegadas da PpDM prendeu-se sobretudo com a mitigação desta falha, salientado que o combate às alterações climáticas exige ter em consideração a igualdade de género, o empoderamento feminino, a participação significativa e igualitária das mulheres, bem como uma implementação das políticas climáticas que tenha em conta a igualdade entre mulheres e homens.

Depois da pausa de almoço, seguiram-se duas apresentações de peritos: George Stefanov, investigador em transição energética, e Andrey Kovachev, investigador em matérias de biodiversidade. 

Partindo das importantes reflexões e do rico debate proporcionado pelas apresentações dos peritos, os grupos retomaram o trabalho colaborativo, desta vez sob o desafio de reescrita das propostas. Em plenário foram apresentadas, por uma ou um representante de cada grupo, as propostas de alteração, que variavam entre pequenas adições de texto a alterações profundas de substância e a eliminação de medidas por completo, e cujo resultado final será em breve publicado online pela organização promotora. Foi, para a delegação da PpDM, absolutamente fundamental assegurar a devida inclusão das preocupações e aspirações das mulheres e das raparigas quando se consideram as soluções aos consideráveis desafios impostos pela transição digital e a mitigação climática.

#EuropaParaAsMulheres #MulheresParaAEuropa #MulheresPeloClima

_____________________________________

Parlamento para o Fututo da Europa (PaFutEU)

Projeto promovido pela organização Democracy International E.V (Alemanha) com as parcerias de: Lotina Kutija (Croácia), Nadace Forum (República Checa), Sihtasutus Eesti Inimoiguste Keskus (Estónia), The Peace Institute (Eslovénia), Bulgarian Association For The Promotion Of Citizens (Bulgária) e Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (Portugal).

Financiado pela União Europeia. As visões e opiniões expressas são, no entanto, da responsabilidade da/o autora/es e não refletem necessariamente as da União Europeia ou da Comissão Europeia. Nem a União Europeia nem a autoridade financiadora podem ser responsabilizadas pelas mesmas. Programa Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores (CERV).

Deixe um comentário