bE_SAFE em Portugal: resumo 2023

Em 2023 demos início a um novo projeto europeu na Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres: bE_SAFE!

Durante esse ano, foram realizadas as seguintes atividades:

Gestão do projeto: Realizaram-se duas reuniões online com a coordenadora do projeto (23 de fevereiro e 19 de dezembro); três reuniões online com os parceiros (14 de fevereiro, 20 de novembro e 22 de dezembro); Alexandra Silva, em nome da PpDM, participou na 1ª reunião anual de parceiros em Zagreb, a 7 de março; realizaram-se chamadas regulares e reuniões online com a parceria nacional – a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (19 de setembro, 12 de novembro e 19 de dezembro), bem como reuniões regulares da equipa da PpDM.

Investigação: Revisão técnica de 3 questionários propostos; foram estabelecidos contactos com escolas para a realização de grupos de discussão nos próximos meses (com docentes e discentes); foram estabelecidos contactos com as duas forças de segurança em Portugal – GNR e PSP; e foi realizada uma reunião no dia 18 de dezembro com o Chefe do Departamento de Prevenção do Crime e Policiamento de Proximidade da Guarda Nacional Republicana.

Educação: Foram enviadas cartas a 14 escolas para obter a sua participação no projeto, bem como a um município. Nove escolas confirmaram a sua participação no projeto. Neste contexto, foram realizadas duas reuniões com os directores de dois agrupamentos de escolas da zona de Lisboa, a 12 de setembro (Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos) e a 18 de dezembro (Agrupamento de Escolas Leal da Câmara). Foi ainda assinado um protocolo de colaboração com o Agrupamento de Escolas Prof. Reynaldo dos Santos, em vigor desde setembro.

Relativamente ao programa educativo, foi dado feedback ao programa original, tendo este sido posteriormente traduzido e adaptado para o contexto nacional. O programa educativo piloto foi implementado numa escola da região de Lisboa com 2 turmas de discentes com idades entre os 12-13 e os 15-16 anos. Cada turma de discentes participou em 4 sessões nos dias 20 e 28 de novembro, 7 e 15 de dezembro.

No que diz respeito à formação de docentes, até agora, foram estudadas as modalidades possíveis relativas à formação de docentes e a atividade prevista pelo projeto foi divulgada nas 9 escolas com as quais estabelecemos contactos.

Comunicação: Foi organizada uma reunião com a Associação Ser Mulher (Évora), a 24 de fevereiro; bem como outra reunião com a Associação Moura Salúquia (Moura), a 2 de outubro. No dia 16 de dezembro, foi organizada uma reunião com 14 associações de mulheres.

Campanha: o estado da arte em Portugal em relação à ciberviolência contra mulheres e raparigas foi apresentado na conferência de arranque em Zagreb, no dia 7 de março. No dia 16 de novembro, em Vila Franca de Xira, o projeto foi apresentado e introduzido numa Cerimónia de entrega de prémios a estudantes, como forma de destacar o trabalho meritório desenvolvido por discentes, no âmbito da igualdade entre mulheres e homens e do exercício da cidadania na vida escolar.

2024 começará com a conferência nacional bE_SAFE Portugal e com uma reunião da parceria europeia em Lisboa. Coninuaremos a debatermo-nos pela adoção da Diretiva Europeia relativa ao combate à violencia contra as mulheres. Continuaremos com todas as atividades deste projeto a fim de conscientizar as raparigas, as mulheres e a sociedade em geral contra a ciberviolência com base no sexo!!

Deixe um comentário