Apoiar os direitos humanos e dizer não ao sexismo! com o Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos

A convite do Agrupamento de Escolas Escultor Francisco dos Santos, em Rio de Mouro, no âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, estivemos à conversa com uma turma do 9º ano. Participaram 25 estudantes (13 raparigas e 12 rapazes) acompanhadas/os por 2 professoras.

Partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948, abordámos a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres – CEDAW e, com maior profundidade, a Recomendação CM/Rec (2019)1 do Conselho da Europa para a prevenção e o combate ao sexismo.

Para além das questões relacionadas com os estereótipos sexistas, o papel determinande da educação na prevenção e a importância de envolver a juventude no combate ao sexismo, a Recomendação também estabelece a ligação entre atos de “sexismo quotidiano” e violência contra as mulheres, como parte de um continuum que cria um clima de intimidação, medo e discriminação que afeta, sobretudo, as raparigas e as mulheres.

Foi uma sessão muito interessante, com uma excelente participação por parte das e dos estudantes, reflexo, por certo, do bom trabalho que está a ser feito (também) através da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.

Esta foi mais uma iniciativa no contexto do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo.

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Deixe um comentário