Apoiar os direitos humanos e dizer não ao sexismo! com a Escola Secundária de Miraflores

No passado dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, a convite da Escola Secundária de Miraflores, no âmbito da disciplina de Filosofia, as representantes da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, Diana Pinto e Maria Sepúlveda, estiveram à conversa com três turmas do 11º ano e uma turma do 12º ano. No total participaram 101 alunas/os, 45 raparigas e 56 rapazes, e quatro professoras.

Partindo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada em 1948 pelas Nações Unidas, abordámos a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres – CEDAW e, com maior profundidade, a Recomendação CM/Rec (2019)1 do Conselho da Europa “Prevenir e Combater o Sexismo”, e a respetiva campanha Sexismo: Repare nele. Fale dele. Acabe com ele.

Para além das questões relacionadas com os estereótipos sexistas, o papel determinante da educação na prevenção e a importância de envolver a juventude no combate ao sexismo, a Recomendação também estabelece a ligação entre atos de “sexismo quotidiano” e violência contra as mulheres, como parte de um continuum que cria um clima de intimidação, medo e discriminação que afeta, sobretudo, as raparigas e as mulheres.

As várias sessões assumiram diferentes dinâmicas, resultado não só da diversidade das e dos estudantes, mas também das suas áreas de estudo: de ciências e tecnologias, à economia e às humanidades, todas e todos assumiram um papel ativo na discussão, construção de políticas e desconstrução de estereótipos. O sexismo no desporto, no acesso à ciência e à criação de conhecimentos nos espaços da academia, assim como o sexismo e a violência nas relações de intimidade foram as principais questões debatidas.

Esta foi mais uma iniciativa no contexto do projeto Mobiliza-te Contra o Sexismo! com o apoio do Conselho da Europa.

#AcabaComOSexismo #StopSexism #MeToo

Deixe um comentário