APDMGP: Encontro Nascer em Portugal, presente e futuro em debate, Cascais, 30 jan. 2016

A Associação Portuguesa Pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) organiza o seu 1º Encontro Nacional alusivo ao tema “Nascer em Portugal, presente e futuro em debate”, no próximo dia 30 de jan. no Centro Cultural de Cascais.

No debate vão debater-se matérias importantes para os direitos das mulheres e o futuro da saúde materna e obstétrica em Portuga. Consulte o programa aqui.  As inscrições devem ser efetuadas aqui.

Recordamos, a propósito, as recomendações do Comité da Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres (CEDAW) ao Estado Português efetuadas no passado dia 20 de novembro de 2015, a este propósito, nas quais se refere:

36. O Comité congratula as realizações significativas do Estado Português na redução da mortalidade infantil e materna. No entanto, está preocupado com a liberdade limitada vivida pelas mulheres nas escolhas de métodos de nascimento. O Comité está particularmente preocupado com os relatos de que muitas vezes as mulheres não são consultadas e são submetidas a partos excessivamente medicalizado e cesarianas.

37. O Comité recomenda que o Estado preveja salvaguardas adequadas para assegurar que os procedimentos excessivamente medicalizados no parto, tais como cesarianas, sejam cuidadosamente avaliados e realizados apenas quando for necessário e com o consentimento informado da parturiente.”

Para mais informações, consulte o site do encontro, o comunicado à imprensa da APDMGP; Isabel Valente (968923157).

Deixe um comentário

Malcare WordPress Security