AMCV: Seminário final do projeto “Novos desafios no combate à violência sexual”, Lisboa, Inscrições até 14 Jan.

Segundo a OMS (2013), 35% das mulheres em todo o mundo sofreu violência sexual. A maior parte desta violência é exercida no contexto das relações de intimidade.

Em Portugal, em 2012, foram feitas 375 queixas de crime de violação, representando 20% dos crimes sexuais (RASI). A maioria das vítimas é do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 21-30 anos e a totalidade dos agressores é do sexo masculino.

É emergente e prioritário desenvolver políticas de combate à violência sexual, tanto ao nível da prevenção como da intervenção, bem como promover respostas adequadas de apoio às vítimas/sobreviventes de violência sexual, na sua maioria do sexo feminino. (fonte: http://www.amcv.org.pt/pt/amcv-mulheres/projectos/actual/novos-desafios).

O Seminário final do projeto vai decorrer no próximo dia 18 de janeiro, no Campus de Justiça. Consulte o programa. Inscrições até 14 de janeiro mediante preenchimento da ficha de inscrição disponível aqui, a qual deve ser enviada para: novosdesafiosVS@amcv.org.pt ou via fax 21 380 21 68.  Contacto tel.: 21 380 21 60.

Mais informações sobre o projecto aqui e aqui. A PpDM é uma das organizações parceiras do projeto.

Para conhecer as recomendações do Comité CEDAW – Convenção para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Mulheres da ONU ao Estado Português sobre violência sexual de Novembro de 2015, ver aqui. Para conhecer o que a PpDM relatou à CEDAW sobre esta matéria no nosso relatório sombra, ver aqui.

 

Deixe um comentário