AG da PpDM 2022

Assembleia Geral, 29.01.2022

A 29 de janeiro realizou-se a Assembleia-Geral estatutária do primeiro trimestre da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM). Em formato híbrido, físico e online, as organizações-membros aprovaram por unanimidade e com um voto de louvor o Relatório de Atividades e de Contas relativo ao ano de 2021.

2021 um ano de intensa atividade

Marcado pelo contexto da crise pandémica da COVID-19, o ano de 2021 foi intenso na PpDM.

Mais de 320 participações ao nível nacional, europeu e internacional

A PpDM esteve representada em 328 eventos os mais variados, desde reuniões de trabalho e reflexão, Seminários, ministrando formações, e sendo oradora em conferências ao nível nacional e internacional. Entre os quais o Forum Jämställdhet 2021; o Side Event ONU na CSW65: A igualdade de género e as consequências socioeconómicas da crise da COVID-19. As intervenções Construir respostas de emergência e medidas de recuperação sensíveis às questões de género; a Conferência Europeia Educar com igualdade entre raparigas e rapazes, mulheres e homens; a 3ª avaliação do GRETA do Conselho da Europa a Portugal e a Audição da Comissão Parlamentar daquela organização europeia sobre a Convenção de Istambul; a formação online transfronteiriça Prevenção e combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica (100 horas); o 1º Encontro Nacional de Jovens Abolicionistas (ENJA); o Seminário Internacional EXIT, que agregou em Lisboa cerca de 40 oradoras nacionais e internacionais e cerca de uma centena de participantes, entre muitos outros.

9 projetos

A PpDM dinamizou 9 projetos, entre os quais o EXIT | Direitos Humanos das Mulheres a Não Serem Prostituídas, no âmbito do qual foi produzido o primeiro estudo diagnóstico sobre o sistema de prostituição em Lisboa bem como foi proposta e apresentada uma Estratégia Nacional de Prevenção e Apoio à Saída do Sistema de Prostituição, o De Viva Voz, que pretendeu criar um espaço público online de reflexão crítica feminista para ouvir as mulheres que investigam, falam e atuam em prol direitos humanos das mulheres e o Mobiliza-te Contra o Sexismo! projeto que conheceu a sua segunda edição no nosso país.

54 cartas de pressão e influência

Atentas, fomos uma voz influente junto do Parlamento, do Governo, da União Europeia e das Nações Unidas, tendo interpelado membros do Governo, do Parlamento nacional e Europeu, bem como a Comissão Europeia com 54 cartas.

106 horas de formação para reforço organizacional

Continuamos a crescer, reforçando e capacitando a equipa e as organizações-membros, com base num diagnóstico organizacional participado e, nessa sequência, disponibilizámos um pacote formativo de 106 horas.

44 recursos produzidos e disseminados

Produzimos e/ou adaptámos e publicámos em diferentes suportes 44 recursos, entre os quais o Estudo sobre a sustentabilidade financeira das organizações-membros; Estudo diagnóstico sobre as mulheres no sistema de prostituição em Lisboa e 5 Folhas Informativas: #1 As mulheres no sistema de prostituição; #2 Os compradores de sexo; #3 Profissionais que lidam com o sistema de prostituição; #4 Comunicação Social; #5 Recomendações de políticas públicas: Estratégia Nacional de Prevenção e Apoio à Saída do Sistema de Prostituição; Manual de formação transfronteiriça: Prevenção e combate à violência contra as mulheres e violência doméstica; Ferramentas inovadoras para a prevenção e combate à violência contra as mulheres; Prevenir e combater o sexismo: recomendações ao Parlamento; Prevenir e combater o sexismo: recomendações ao Governo; Prevenir e combater o sexismo: recomendações na área da Juventude e do Desporto; 12 webinários e podcasts com mulheres do pensamento e da investigação; um Documentário “O Consentimento não se Compra”.

Ecos nos media

A cobertura mediática das atividades da Plataforma voltou a aumentar em 2021 com 110 referências nos media, incluindo 3 participações na televisão em emissões de grande audiência (RTP, TVI24, SIC Notícias).

Veja o nosso ano 2021 em retrospetiva: é na sororidade que temos a nossa força!

Enquanto houver estrada pra andar
A gente vai continuar
Enquanto houver estrada pra andar
Enquanto houver ventos e mar
A gente não vai parar
Enquanto houver ventos e mar
Todos nós pagamos por tudo o que usamos
O sistema é antigo e não poupa ninguém
(Jorge Palma, A gente vai continuar)

Leia o Relatório de Atividades da PpDM de 2021.

Deixe um comentário