Advocacy amid crises and cultural wars: PpDM presente!

A convite da Fundação Calouste Gulbenkian, participamos na Conferência europeia “Advocacy amid crises and cultural wars”, que se realizou em Druskininkai, na Lituânia, a 25 e 26 de janeiro de 2024.

Reunindo participantes de organizações de países europeus que têm trabalhado enquanto agentes de pressão e de influência política, durante dois dias, foi um espaço de partilha de conhecimento e de construção de uma rede alargada de atores com intervenção política. Esta conferência visava conhecer atores, formas e métodos adotados para influenciar as políticas públicas, aprofundando o conhecimento das várias organizações através de novas metodologias e ferramentas de intervenção política.

A conferência iniciou-se com uma breve apresentação sobre o enquadramento legal das ONG em diferentes países europeus, nomeadamente quanto à capacidade legal, fontes de financiamento, prestação de contas e transparência. O debate que se seguiu enriqueceu a apresentação com questões específicas das organizações presentes, tendo por cenário as alterações políticas próximas no contexto da União Europeia.

Várias organizações apresentaram o trabalho que têm vindo a realizar, com destaque para ações de pressão e de influência política, entre as quais a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres.

Com base na experiência dessas organizações, realizaram-se várias mesas de trabalho onde se refletiu sobre o financiamento às ONG, mapeando fontes de financiamento regulares e alternativas. Foram ainda partilhadas algumas ações com impacto menos positivo como forma de refletirmos sobre o que é menos bem conseguido pelas ONG quanto à influência política.

A desinformação e o impacto desta no desenho das políticas públicas foi uma das questões abordadas com muito interesse. Há organizações que, na Europa, se dedicam ao combate à desinformação como a Debunk, que recorre a técnicas como o Quadro ABCDE a fim de identificar fontes de desinformação.

Foram apresentadas várias iniciativas a que se seguiram debates e partilha de ideias entre as organizações presentes.

Terminamos com uma roda de conversa em torno de ações de solidariedade e de cooperação transnacional.