AdVenture Student Competition | Campanha Europeia sobre HerStory: cliente LEM
Em grande inovação, o concurso dirigido a estudantes de comunicação AdVenture, iniciativa organizada pela EACA – European Association of Communication Agencies e a edcom – Instituto Europeu de Educação em Comunicações Comerciais, tem este ano uma temática feminista.
O Ad Venture Student Competition é um concurso pan-europeu que desafia as/os estudantes europeias/eus a desenvolverem uma campanha para um cliente real. A competição permite às/aos alunos/as colocar as suas competências à prova e terem uma experiência em primeira mão da indústria de comunicações.
Este ano, o concurso foi lançado em cooperação com o Lobby Europeu das Mulheres (LEM). A campanha estudantil ideal deve centrar-se tanto na Herstory dos Direitos Humanos das Mulheres como no feminismo, e envolver as cidadãs e cidadãos em termos de participação nas iniciativas que são apoiadas pela rede europeia do Lobby Europeu das Mulheres (LEM).
A EACA recrutou um painel de 60 pessoas para júris composto por profissionais da área da comunicação, da academia e do ativismo pelos Direitos Humanos das Mulheres, entre as quais Virginija Langback, diretora do Instituto Europeu para a Igualdade de Género (EIGE), e Ana Sofia Fernandes, secretária-geral da PpDM. Conhece aqui os júris do Lobby Europeu das Mulheres ; júris da academia; júris da indústria da comunicação.
Cada membro do júri avaliou online 8 a 10 campanhas entre 23 de Março e 7 de Abril de 2017, de acordo com 3 critérios. Naquele momento foram selecionadas 10 campanhas que, após avaliação por parte de outros membros do júri, foram reduzidas a 3 campanhas.
As campanhas finalistas são:
Baguette – The French Magic Touch, anotherstory, Pantheon University, France
Brilas, Together means more, Bournemouth University, United Kingdom
Team Tortoise, What Are You Laughing At?, Leeds College of Art, United Kingdom
As/os estudantes vão agora apresentar as suas campanhas no dia 19 de maio, na reunião de membros da edcom em Lisboa, que terá lugar no IADE! Os membros do júri que irão avaliar as campanhas finalistas por parte do Lobby Europeu das Mulheres, são Ana Sofia Fernandes, enquanto membro do Conselho de Administração do LEM por parte de Portugal e a Nóra Kiss da REDE de Jovens para a Igualdade, enquanto organização eleita pela PpDM para a AG do LEM e especialista na área de género e juventude.