A desigualdade Salarial ainda é uma realidade!

O Dia Europeu da Igualdade Salarial, em 2012, é assinalado no dia 2 de Março. Este dia marca o número de dias extra que as mulheres devem trabalhar para atingirem o mesmo salário que os homens ganharam durante o ano.

Na União Europeia, as mulheres ganham, em média, menos 17,5% do que os homens, ou seja, para conseguirem ganhar o mesmo que os homens ganham num ano, teriam de trabalhar mais dois meses, até dia 2 de Março.

Em Portugal, persiste um elevado diferencial salarial de género à semelhança do que se passa nos restantes países da União Europeia. Segundo os dados da CITE, o ganho médio mensal das mulheres em Portugal é apenas 79% do valor pago aos homens. A desigualdade salarial é tanto maior quanto mais elevado o nível de qualificação.

A 22, 23 e 24 de Fevereiro a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres dinamizou em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE), a Associação Portuguesa de Estudos de Mulheres (APEM), o Núcleo Regional de Lisboa e Vale do Tejo do Parlamento Europeu de Jovens (PEJ) e a REDE Portuguesa de Jovens para a Igualdade de Oportunidades entre Mulheres e Homens (REDE) o “Fórum Futuro – Construir um mercado de trabalho com mais igualdade”, um espaço de partilha e de reflexão sobre este tema tão importante para o desenvolvimento social sustentável: igualdade e não discriminação no mercado de trabalho. Foi um fórum inter-geracional, intersectorial e inter-ideológico para pensar em conjunto como construir um mercado de trabalho com oportunidades mais iguais.

As conclusões do Fórum:
• Foi apresentado publicamente o guia “Avaliação dos postos de trabalho sem enviesamento de género: Guia prático” elaborado pela OIT e a Tripartida da CITE, uma metodologia inovadora na luta pela Igualdade Salarial, que permite equiparar o valor de cada posto de trabalho independentemente de quem o executa.
• A PpDM e a APEM dinamizaram um espaço de partilha de investigadoras/es, pensadoras/es e activistas sociais sobre a temática das desigualdades, designadamente salariais.
• Um grupo de jovens do PEJ associou-se para reflectir e debater sobre a precariedade e as desigualdades no mercado de trabalho e decidiram elaborar uma resolução que irá ser apresentada no dia 2 de Maio a Eurodeputados/as na Representação do Parlamento Europeu em Lisboa.

Pode consultar a revista do Fórum Futuro aqui.

Deixe um comentário