25 DE NOVEMBRO | DIA INTERNACIONAL SOBRE A VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES E RAPARIGAS

Segundo a Convenção de Istambul, “violência contra as mulheres” é uma violação dos direitos humanos e uma forma de discriminação contra as mulheres e significa todos os atos de violência baseada no género que resultem, ou sejam passíveis de resultar, em danos ou sofrimento de natureza física, sexual, psicológica ou económica para as mulheres, incluindo a ameaça do cometimento de tais atos, a coerção ou a privação arbitrária da liberdade, quer na vida pública quer na vida privada.

A violência masculina contra as mulheres e raparigas é um continuum que toma diferentes formas (femicídio, violação, violência sexualizada, violência em relações de intimidade, exploração sexual, prostituição, tráfico de mulheres e crianças, violência online, perseguição, assédio sexual na rua e no trabalho, práticas nefastas, casamento infantil, etc.). Veja aqui a brochura Interrompendo o continuum da violência contra as mulheres e raparigas.

Todos os anos, marchamos nas ruas e gritamos: Fim a todas as formas de violência masculina contra as mulheres e raparigas. Exigimos RESPONSABILIZAÇÃO SOBRE A VIOLÊNCIA MASCULINA CONTRA AS MULHERES E RAPARIGAS E AÇÃO PARA A ELIMINAÇÃO DE TODAS AS FORMAS DE VIOLÊNCIA MASCULINA CONTRA AS MULHERES!

#PortugalContraAViolência Contra as Mulheres e Raparigas