Workshop internacional sobre orçamentos com impacto de género – um relato

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres e a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade promoveram, no passado dia 14 de junho de 2018, um workshop internacional sobre orçamentos com impacto de género.

Com a participação de pessoas peritas do Reino Unido, Áustria, Suécia e Bélgica e com interlocutoras oriundas da administração pública daqueles países, do parlamento, da academia e das ONG de mulheres, fomentou-se o conhecimento sobre os fundamentos teóricos e exemplos práticos de orçamentos com impacto de género, para além de diferentes modelos de implementação dos mesmos em diferentes países, num ano em que Portugal, pela primeira, iniciou um projeto piloto sobre orçamentos com impacto de género ao abrigo do disposto na Lei do Orçamento do Estado n.º 114/2017, de 29 de dezembro, artº 17º, “Orçamentos com impacto de género“.

Conheça as intervenções de:

Alexandra Silva, Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade

Janet Veitch, UK Women’s Budget Group

Elfriede Fritz, ex-presidente do grupo de trabalho “Gender Mainstreaming Budgeting” no Ministério das Finanças, Áustria

Petra Gschiel, Gabinete do Orçamento no Parlamento, Áustria

Helen Forslind, Departamento das Finanças, Suécia [powerpoint]  e texto

Mary Collins, Lobby Europeu das Mulheres [powerpoint] e texto

1 comentário em “Workshop internacional sobre orçamentos com impacto de género – um relato”