Google Developers GroupWomen Techmakers realizaram em Lisboa, a 10 e 11 de Novembro, o GDG DevFest Lisboa’17 a conferência anual para programadores/as. Este foi um espaço onde predominaram comunicações sobre código e sobre a Inteligência Artificial. Foi, ainda, um evento que pretendeu contribuir para a promoção da igualdade de género no âmbito da programação por mulheres.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres foi a organização beneficiária desta conferência através de donativo correspondente ao valor dos bilhetes vendidos. Foi com muito gosto que recebemos o convite para tal, particularmente porque esta foi a forma da Google Developers Group e das Women Techmakers Lisboa reconhecerem o trabalho que temos vindo a desenvolver na promoção dos direitos humanos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens. Um grande agradecimento fica aqui!

Num meio onde as mulheres detêm 25% dos empregos de código e recebem ainda 30% menos que os homens, as Women Techmakers Lisboa são uma side-community dentro da GDG Lisboa, que tem como objetivo promover o debate sobre diversidade na tecnologia, tendo um papel ativo no combate às desigualdades entre mulheres e homens nas tecnologias e no mundo do trabalho tecnológico.

Nos últimos dois anos, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres tem realizado algumas ações no domínio das mulheres e tecnologia de informação e comunicação, nomeadamente: