11-We_Can_Do_It-J. Howard_Miller-1943-toolkit630

Ativismo Feminista

Os feminismos são movimentos de inquietações, indignações, reflexões, partilhas de saberes e de seres, que lutam pela promoção dos direitos humanos das mulheres e pela igualdade nas mais diversas esferas das vidas. São diversos mas assentam numa matriz tridimensional comum – na reflexão sobre o sistema social que condiciona o livre movimento das mulheres nas várias esferas da vida; em tornar visíveis os factos ocorridos para que não se duvide que as experiências de vida desiguais das mulheres face aos homens, ainda que vividas no individual, são experiências coletivas; e na atuação sobre essas desigualdades, propondo medidas que promovam o empoderamento e a pro-ação das mulheres em prol da igualdade de oportunidades, de tratamento e de resultados.

O Ativismo feminista é a militância refletida em discursos de denúncia e na assunção de que o ‘pessoal é político’. É a ação, individual ou coletiva, organizada ou não, pelo reconhecimento da absoluta liberdade das mulheres com relação ao exercício de todos os seus direitos.

Somos feministas e agimos para mudar o mundo! Exigimos igualdade e justiça!

Este Toolkit de Ativismo Feminista foi desenvolvido no âmbito do projeto Capacita pela Plataforma portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM), em parceria com a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, cofinanciado pelo Programa Cidadania Ativa, EEA Grants, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Um projeto


Cofinanciado por