Conselho Consultivo do ECOSOC da ONU

59ª sessão da Comissão do Estatuto das Mulheres, entre 9 e 20 de Março de 2015, na sede das Nações Unidas em Nova Iorque: um marco histórico, comummente chamado “Pequim+20”.

A sessão abordou a Declaração e Plataforma de Acção de Pequim, incluindo os desafios actuais que afectam a sua implementação e condicionam a realização da igualdade de género e empoderamento das mulheres. Foi efectuada uma avaliação dos progressos realizados na implementação da Declaração e Plataforma de Acção de Pequim, 20 anos após a sua adopção, na Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres, em 1995. A revisão de Pequim+20 incluiu, também, o balanço da execução dos compromissos decorrentes da 23a Sessão especial da Assembleia-Geral das Nações Unidas – a primeira monitorização conduzida ao fim de cinco anos da aprovação da Plataforma de Acção de Pequim, que destacou acções e iniciativas acrescidas. A sessão abordou, finalmente, as oportunidades para alcançar a igualdade de género e o empoderamento das mulheres na agenda de desenvolvimento pós-2015.

As delegadas da PpDM nesta sessão foram a Ana Sofia Fernandes, a Isabel Romão e a Lígia Nobrega. Consulte a síntese dos trabalhos da 59ª Sessão produzida pelas nossas delegadas aqui,

As Nações Unidas atribuíram à PpDM estatuto consultivo junto do Conselho Económico e Social (ECOSOC), pelo que temos a possibilidade de acreditar delegadas à reunião nas Nações Unidas em Nova Iorque.