FSE e FEDER visitam PpDM

Uma delegação Francesa do Fundo Social Europeu e do FEDER da Região de Bourgogne visitou a PpDM.

O grupo que nos visitou era constituído por 10 elementos – 8 mulheres e 2 homens. Pela PpDM estiveram Margarida Medina Martins, Margarida Marcelino Marques e Nora Kiss. Apresentámos a PpDM bem como as diferentes áreas de intervenção das organizações que compõem a Plataforma. Apresentámos os diferentes níveis de internacionalização da PpDM.

As perguntas colocadas situavam-se na área da satisfação/utilidade para uma Plataforma da Sociedade Civil e para as ONGs da utilização/aplicação do FSE e do FEDER.

Identificaram-se dificuldades comuns a França e a outros países da UE como, por exemplo, o da exigência de Garantia Bancária Aberta, a afectação dos fundos a entidades que nunca trabalharam em igualdade ou violência e que dada sua dimensão económica e alteração de estatutos são de facto quem consegue ganhar os Projectos, etc.

Tudo isto permitiu concluir que ficam de fora ONGs e outras organizações que embora sendo reconhecidos pelo seu activismo, mérito e trabalho não perfazem as exigências do FSE.

Falou-se, também, de possíveis soluções como: a afectação de verbas na área dos Direitos Humanos com carácter obrigatório em todos os Projectos da Agenda Social; a responsabilidade do Poder Local no apoio ao surgimento de ONGs de Mulheres; a possibilidade de aplicação dos fundos (FEDER e FSE) em Projectos destinados a públicos específicos que vão para além das matrizes pré-definidas macro-economicamente; desburocratizar as candidaturas das entidades sem fins lucrativos.

A Delegação deixou ainda materiais sobre a região de Bourgogne.

1 comentário em “FSE e FEDER visitam PpDM”