A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Convite CAPACITA | Seminário final, Lisboa, 19 Jan. 2016

19 de janeiro de 2016 / 14:00-18:30

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e a Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) convidam para o Seminário final do projeto CAPACITA19 de jan. às 14:00, no Auditório do Centro de Informação Urbana de Lisboa | Picoas Plaza.

No seminário apresentar-se-ão resultados e discutir-se-á o futuro em torno de 3 temas/produtos:

  • Democracia paritária: a participação e a representação política das mulheres. Com base no argumentário revisto e actualizado “Afinal o que é a democracia paritária”, debater-se-à com peritas, activistas, e representantes dos partidos políticos com assento parlamentar; falar-se-á do que se pretende no futuro.
  • ONGDM: quem somos; o que fazemos; o que nos legitima; o que produzimos? o Centro de Recursos e de Conhecimento Digital Maria Alzira Lemos. Este centro é ponto focal de acesso e de partilha de conhecimento, de estabelecimento de relações de proximidade e de parcerias, fórum de debates e ferramenta de formação a distância (nas modalidades e-learning e b-learning) em temáticas centrais aos direitos humanos das mulheres; debater-se-á o seu valor acrescentado com a presença de activistas e peritas em formação e em centro de recursos especializadas na igualdade entre mulheres e homens;
  • Toolkit para o Activismo Feminista: a renovação geracional dos movimentos feministas. O activismo tem assumido diferentes formas ao longo do tempo; criado o toolkit para o Activismo Feminista, uma ferramenta disponível online na página web da PpDM, com exemplos práticos e com linguagem acessível, para que todas e todos possam dar voz aos direitos das mulheres em Portugal, debater-se-ão exemplos de acções com impacto e aquelas que são as pontes que ligam as/os feministas de ontem às/aos de amanhã.

As sessões de abertura e de encerramento do seminário constituirão momentos de enquadramento e de reflexão institucional sobre as organizações de direitos das mulheres e promotoras da igualdade entre mulheres e homens em Portugal, a sua estruturação enquanto colectivo de organizações da sociedade civil organizada, e o papel destas na promoção de uma sociedade justa, paritária e democrática.

Consulte o programa, a nota de contexto e o convite. Inscrições até 18 de jan. às 12:00 aqui.

—————————————

CAPACITA tem impulsionado a mobilização e a articulação da PpDM e das suas organizações-membros e associadas, enquanto agentes da sociedade civil organizada na área dos direitos humanos das mulheres e da promoção da igualdade de género, através da capacitação das organizações para a intervenção sustentável baseada em conhecimento, redes de trabalho e relações de cooperação institucional. Mais informação aqui.

Projecto co-financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) no âmbito do programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian

 

Detalhes

Data:
19 de janeiro de 2016
Hora:
14:00-18:30

Organizador

Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM)
Site:
www.plataformamulheres.org.pt; http://www.apem-estudos.org/pt/

Local

Junta de Freguesia da Misericórdia
Largo Doutor António de Sousa Macedo, 7D
Lisboa, 1200 - 153 Portugal
+ Mapa do Google
Site:
http://www.jf-misericordia.pt/