O primeiro Acampamento Feminista organizado pela Osez le féminisme reúne, desde hoje, e durante quatro dias em Aix-en-Provence 150 feministas de ambas as margens do Mediterrâneo. Todas, independentemente de onde viemos, estamos unidas por um projeto: fazer avançar a igualdade entre as mulheres e os homens e promover os direitos das mulheres. No programa: oficinas, debates, encontros, projeções e plenários em torno da igualdade entre mulheres e homens.

A iniciativa do acampamento de Verão nasceu da constatação de que na Europa e do outro lado do Mediterrâneo, as mulheres são vítimas de discriminação e violência, das quais são simultâneamente vítimas e culpadas aos olhos da sociedade. Nós, activistas feministas, lutamos contra essas desigualdades e essas violências. Para assegurar que as nossas vozes sejam ouvidas, particularmente entre decisoras/es políticos, precisamos partilhar as nossas respectivas experiências e boas práticas.

Assim, o acampamento feminista reúne líderes de organizações europeias e mediterrânicas que trabalham pelos direitos das mulheres. Juntarmo-nos, conhecermo-nos, ensinarmos umas às outras algumas técnicas de pressão e influência, encontrarmos ferramentas concretas para combater as desigualdades e sermos mais forte e melhor ouvidas: estes são os objetivos deste acampamento de verão feminista.

O resultado prático destes quatro dias será a mobilização em rede da sociedade civil do Mediterrâneo, através de uma plataforma de ação.

A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, coordenação em Portugal do Lobby Europeu das Mulheres, está presente neste acampamento feminista: somos cinco ativistas de várias das nossas organizações membros e que connosco trabalham de muito perto. Alexandra Silva, Isabel Rebelo, Alexandra Alves Luís, Esma Sariyuz e Valeria Sorce vão ser dias fantásticos de partilha feminista

Toda a informação aqui.