Comunica feminismos arrancou com uma ação a 20 de junho, em Coimbra

No âmbito do projeto “Feminismos no Centro | Capacitação e mobilização para a igualdade entre mulheres e homens” decorreu, no passado dia 20 de junho, em Coimbra, na Akto, a sessão presencial da Ação 1) Comunicação e Interação com os Média I no âmbito da iniciativa “Comunica Feminismos”.

Sofia Branco, Presidente do Sindicato dos Jornalistas e jornalista da Lusa, dinamizou esta ação tendo abordado a a conjuntura e o contexto atual da comunicação social; os média, os grandes grupos existentes e as especificidades dos diferentes meios de comunicação bem como os problemas e desafios que se colocam hoje às e aos jornalistas. Foram evidenciadas as questões da desigualdade entre mulheres e homens a diferentes níveis: representação; gestão, direção, remuneração, ficando claro mais uma vez que apesar de as mulheres terem as mesmas qualificações e desempenharem as mesmas funções que os homens, as mulheres jornalistas têm uma menor representatividade nos órgãos de direção e auferem salários, em média, 20 % inferiores aos dos homens jornalistas.

Participaram, nesta primeira ação, pessoas de diversas ONGDM e ONG’s promotoras dos direitos humanos das mulheres e da igualdade entre mulheres e homens – Graal; Akto – Direitos Humanos e Democracia; Associação Mulher Séc. XXI;  APEM; Coolabora; XX Element project; e irão também participar nas sessões a distância, a realizar nos dias 28 de junho e 3 de julho, a CATARSE; Wact, A21- Equipa em Portugal contra o tráfico humano e a escravatura: Actuar; UMAR; e Investigadoras, técnicas e estudantes da  Universidade do Minho, Universidade Aberta e Universidade do Porto.

As inscrições continuam estão aberto até dia 4 de julho para a Ação 2) Comunicação Organizacional, e até ao dia 16 de julho para a Ação 3) Comunicação e Interação com os Média II.

Projeto cofinanciado no âmbito da Tipologia 3.16 – Apoio financeiro e técnico a organizações da sociedade civil sem fins lucrativos do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu.

Deixe um comentário