A Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres (PpDM) e o Instituto de la Mujer de Extremadura, entidades promotoras do projeto EUROACE_VIOGEN, encontram-se a desenvolver a Rede Transfronteiriça Inovadora de Profissionais online | RedIT_VIOGEN.

A Rede colocará em ligação especialistas, profissionais e serviços de apoio a mulheres vítimas de violência de género da Região EUROACE (Alentejo e Centro em Portugal e Extremadura em Espanha), com os seguintes objetivos:

  • Contribuir para melhorar os processos de intervenção das redes de profissionais e serviços presentes no território;
  • Reunir informação sobre políticas, medidas e projetos promotores da igualdade entre mulheres e homens e seus resultados;
  • Produzir conhecimento em matéria da prevenção da violência contra as mulheres;
  • Partilha de experiências.

A RedIT_VIOGEN irá contribuir para aumentar e reforçar as competências de profissionais e de serviços de apoio a vítimas de violência de género, constituindo-se como ferramenta útil para o desempenho e reconhecimento do trabalho destas e destes profissionais, potenciando as respostas de apoio às mulheres vítimas de violência de género, utentes dos vários serviços.

Ainda, visando desenvolver e fortalecer esta relação de proximidade entre as e os participantes da Rede, estamos a desenvolver um Curso de Especialização em prevenção e combate à violência de género, que será implementado online (ação-piloto).

Assim que a Rede esteja constituída, será promovido um encontro, em local a anunciar, entre as e os profissionais que a integram visando o conhecimento interpessoal e o lançamento da rede.

Para fazer parte da Rede Transfronteiriça, em particular para profissionais e serviços das regiões do Centro e Alentejo registe-se aqui.

O projeto EUROACE_VIOGEN, cofinanciado pelo Programa INTERREG V-A España-Portugal, pretende, através da cooperação transfronteiriça consolidar um modelo de intervenção e de apoio às mulheres vítimas de violência de género. Nesse sentido, o projeto contempla o estabelecimento de uma Rede transfronteiriça, o fortalecimento das entidades, dos serviços e das suas e seus profissionais, a par da conscientização da população jovem e da sociedade em geral da Região EUROACE em matéria da igualdade entre mulheres e homens e da eliminação da violência contra as mulheres.

Mais informação sobre o projeto em https://viogen-euroace.eu