24 de Maio: Dia Internacional das Mulheres pela Paz e pelo Desarmamento

A PpDM celebra hoje o Dia Internacional das Mulheres pela Paz e pelo Desarmamento, 24 de Maio de 2010.

Neste ano, em que se assinala o 10º Aniversário da Resolução nº 1325 do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre “Mulheres, Paz e Segurança”, a PpDM, enquanto organização de Direitos Humanos das Mulheres e de promoção da igualdade de género, encontra-se a fazer um acompanhamento mais específico das questões das mulheres na Paz e na Segurança.

Portugal é um dos 16 países do mundo que tem um Plano Nacional de Acção para aplicar a Resolução, sobre o qual a PpDM já tomou uma primeira posição, estando a acompanhar enquanto organização da sociedade civil organizada.

Neste contexto, encontra-se em Bruxelas, a convite da NATO uma delegação da PpDM para um conjunto de reuniões que terão lugar, amanhã, 25 de Maio, no quartel-general desta Aliança.

Durante a sua estada em Bruxelas, a delegação da PpDM participa em vários briefings, designadamente sobre o novo conceito estratégico da NATO, que deverá ser objecto da Cimeira de Lisboa e, particularmente, sobre o modo como a Aliança vem aplicando a Resolução nº 1325.

Haverá, ainda, uma reunião com o Representante Permanente de Portugal junto da NATO, Embaixador Manuel Tomás Fernandes Pereira. Consulte o programa aqui e algumas notícias aqui e aqui.

Mulheres em Bruxelas

Reunidas em salão
de fino gosto, montado
trabalhando de mansinho
Pensamento noutro lado
Alegria de viver
Acordadas em si mesmas
Vamos lá mulheres
Levantai ——————-
Essa taça de activismo
Esse grito de vencer
Pela Paz
Vamos a bandeira
Erguer
Tens orgulho em vencer
Tens orgulho em ti mesma
Tens orgulho em ser mulher

Olga Mariano
25-05-2010

Deixe um comentário